"NÃO EXISTE CURA AUTÊNTICA, A MENOS QUE HAJA UMA MUDANÇA DE PERSPECTIVA, SERENIDADE MENTAL E FELICIDADE INTERIOR"
Camomilla Blog: Abril 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cérebro Humano se divide para realizar tarefas.


Um estudo francês mostrou que quando uma pessoa executa duas tarefas ao mesmo tempo, o cérebro divide o trabalho. Cada metade cuida de uma tarefa. Os dois lados do lobo frontal, que em conjunto são responsáveis por uma tarefa única, se dividem ao processar dois objetivos diferentes.

Quando a finalidade é cumprir dois objetivos, as regiões cerebrais têm de “repartir o trabalho”, explica Etienne Koechlin, diretor do Laboratório de Neurociência Cognitiva do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica de Paris, principal autor do estudo,em declarações ao jornal espanhol El Mundo.

O teste começava com as pessoas tendo de montar um quebra-cabeça. Enquanto voluntários se ocupavam do jogo, a ressonância mostrava que uma parte específica de seus cérebros estava ativa em suas duas metades, direita e esquerda, ambas focadas na mesma tarefa.

Quando os voluntários passaram a ter de fazer duas tarefas ao mesmo tempo, porém, o perfil de ativação cerebral mudava. No experimento, isso foi demonstrado com as pessoas tendo de resolver dois quebra-cabeças distintos.

Nessa situação, a parte direita do córtex medial frontal se encarregava da tarefa que estava sendo resolvida no momento, enquanto a parte esquerda mantinha a outra "em espera". Quando os voluntários passavam à tarefa secundária, ela trocava de lugar no cérebro.

Isso sugere que a mente humana é limitada a resolver até dois objetivos ao mesmo tempo, o que pode esclarecer várias limitações na tomada de decisão humana e na capacidade de raciocínio.

Fonte



 
Technorati Profile
© 2007 Template feito por Templates para Voc�
Clicky Web Analytics